Gastronomia

O melhor destino com a melhor gastronomia

Vem sentar-te à mesa e delicia-te com algumas das nossas sugestões

Nesta categoria, a NiM semanalmente irá dar-te a conhecer espaços/restaurantes em que  poderás te deliciar com pratos onde a nossa típica gastronomia assume o ingrediente principal. No artigo que hoje aqui partilhamos, será feito um pequeno apanhado de algumas das delícias que por aqui podemos saborear. Quem sabe se tens te esquecido de incluir alguns destes pratos nas tuas escolhas?

Embora os aperitivos são sejam o que mais nos caracteriza, o delicioso Bolo do Caco – uma espécie de pão de trigo servido quente, com manteiga de alho e salsa em feiras e festas populares – está presente nas ementas de todos os restaurantes. As lapas, muito apreciadas, são outra das iguarias a provar no começo da refeição. São temperadas com muito alho, servidas acabadas de grelhar numa frigideira e acompanhadas com rodelas de limão.

Sopa de Tomate e Cebola – Restaurante Donna Maria

Se aprecias sopa, não deixes de provar a deliciosa Sopa de Tomate e Cebola, enriquecida com um ovo escalfado. A Açorda é outra das sopas mais típicas, sendo preparada com grandes pedaços de pão, alho, azeite, segurelha e água bem quente – além do indispensável ovo escalfado. O aroma apetitoso faz dela um excelente pitéu depois de uma longa caminhada por uma das levadas da ilha.

 

 

Espetada Regional – Restaurante Santo António

Para os “amantes” de carne, a diversidade está assegurada. Os pratos mais famosos da Madeira são a tradicional Espetada, a Carne de Vinho e Alhos, o Picado e os deliciosos grelhados (sobretudo de frango, costeletas de porco e bifes).

A nossa tão conhecida Espetada é feita com cubos de lombo de vaca temperados com alho e sal, assados num espeto, preferencialmente de pau de louro, em fogo de lenha.

A Carne de Vinho e Alhos é uma especialidade presente em todas as ocasiões, confeccionada com pequenos pedaços de carne de porco marinados, pelo menos durante um dia, em molho de alho, vinagre de vinho e loureiro, no qual são depois fritos. Esta especialidade é feita principalmente pela altura do Natal.

O popular Picado é servido numa travessa de diferentes dimensões, consoante o número de pessoas. É confeccionado com cubos de carne de vitela fritos em alho e, por vezes, pimentos, acompanhado com bastante molho e batatas fritas. Chegado à mesa, todos picam diretamente da travessa com um garfo… uma excelente opção para refeições de família ou reuniões de amigos!

O Milho Frito – saborosos cubos de farinha de milho fritos – é um dos acompanhamentos mais típicos da Madeira, sendo geralmente servido com pratos de carne. No que respeita aos legumes, as ementas apresentam produtos da ilha, como cenouras, ervilhas, abobrinhas, pimpinela e feijão, em geral preparados de forma simples. As saladas não fazem parte da dieta habitual dos habitantes da ilha, mas quando estão presentes nas ementas incluem alface, tomate, cenoura ralada e abundantes rodelas de cebola.

Bifes de Atum com molho à vilão – Restaurante o Madeirense

O peixe tem um lugar especial na culinária da Madeira devido à ancestral tradição pesqueira. O atum, o peixe-espada preto, o bacalhau, o gaiado (um peixe local que é confeccionado como o bacalhau) e as potas estão presentes em muitas das mais famosas receitas da ilha. Por tradição, o atum costuma ser preparado numa marinada de azeite, alho, sal e orégãos antes de ser frito, e em geral é acompanhado de milho frito. Habitualmente, o peixe-espada é frito em cebolada e também apresentado com milho frito a acompanhar. Uma das receitas mais características é o Peixe-espada com Banana, que associa este peixe branco e macio ao sabor de um dos mais emblemáticos frutos tropicais. No entanto, as receitas de peixe-espada preto são muito variadas.

Vem sentar-te à mesa connosco para deliciares-te com as nossas sugestões gastronómicas 🍽

Fonte
Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button