GastronomiaMadeira

Abrigo do Pastor: os sabores do campo

Falar em gastronomia madeirense é sinónimo de falar no “Abrigo do Pastor”. De antigo refúgio, onde os pastores e caçadores pernoitavam, este local tornou-se um dos mais icónicos restaurantes da ilha da Madeira.

Situado na freguesia da Camacha, no concelho de Santa Cruz, este lugar que outrora serviu como casebre de abrigo a pastores e caçadores, identifica-se por ser “especial com encanto e sabor”.

No meio da serra, imbuído pela natureza, podes desfrutar da tranquilidade e ar puro, tão característicos do campo. No seu interior encontrarás um bar e restaurante, onde podes apreciar o seu aspeto rústico, autêntico e acolhedor, que proporciona conforto aos seus clientes.

A sala tem capacidade para 120 pessoas, o que a torna convidativa para almoços e jantares de grupos, que procurem um ambiente familiar. Tendo em conta o frio que se faz sentir neste sítio, principalmente no inverno e quando a noite cai, o estabelecimento garante o bem-estar de todos os seus clientes, através de uma lareira a lenha que mantém a temperatura aprazível. Já no período de verão, o lugar torna-se quente, o que faz com que o estabelecimento disponha de um sistema de ar condicionado, de modo a que o ambiente se mantenha agradável.

Fotografia: Abrigo do Pastor

Feita a apresentação do espaço, a NiM mostra-te o que realmente importa e que conquista os clientes: A comida!

O “Abrigo do Pastor” dispõe de uma ementa mais à base de carnes e de produtos regionais, provenientes do campo. Esta característica deve-se ao facto do estabelecimento localizar-se na serra e querer oferecer aos seus clientes uma experiência envolvente e fiel à tradição gastronómica madeirense, com os alimentos típicos do meio em questão, como é o caso das carnes de caça.

Além da famosa “espetada regional” existem outras sugestões, como as “Plumas de Porco Preto”, os “Escalopes de Javali”, a tradicional “Caldeirada de Cabrito”, o “Leitão Assado à Pastor”, o “Veado”, o “Coelho Estufado na Panela” ou ainda o afamado “Cozido à Portuguesa”, apenas servido aos domingos.

Fotografia: Abrigo do Pastor

Relativamente ao peixe, os pratos principais são o “Bacalhau com Broa de Milho na Telha” e a “Espada à Pastor”. Estes manjares são recomendados sobretudo para menus de grupos.

Para quem procura uma refeição mais ligeira ou um primeiro prato são recomendadas as “Sopas Caseiras”, tão caraterísticas da cozinha madeirense. “Sopa de Trigo”, a típica “Açorda Madeirense” (caldo com pedaços de pão, azeite, alho, segurelha e ovo escalfado) e a “Canjinha de Galinha do Campo”, tão apreciada na época natalícia, são as principais iguarias, no que a esta categoria diz respeito. Ainda assim, e se quiseres, poderás optar pelo tradicional “Picado de Carne de Vaca” , “Picado de Leitão”, “Picado de Cabrito” ou ainda o famoso “Prego no Bolo do Caco”.

Fotografia: Abrigo do Pastor

Enquanto esperas pela refeição, poderás deliciar-te com inúmeros aperitivos, como as “Perninhas de Rã”, a “Tábua de Enchidos”, “Alheiras de Caça”, “Queijo Fresco do Santo”, entre outros.

Para que a experiência fique completa, nada melhor do que a nossa tradicional poncha regional como digestivo.

Ficaste com vontade de te deliciares neste emblemático espaço?  Quem sabe não será o próximo local a visitar!

(Em colaboração com Renato Vieira)

 

Página e Redes Sociais do Abrigo do Pastor:

Site: https://www.abrigodopastor.com/

Facebook: https://www.facebook.com/Restaurante-Abrigo-Do-Pastor-171766563165147/

Instagram: https://www.instagram.com/abrigodopastor/

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Daniela Abreu

Técnica Superior de Comunicação e Media - Colaboradora da Blogazine - Blogue Pessoal: https://wordpress.com/view/danielaferreiraabreu.wordpress.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button