A conhecerMadeira

Museu da Baleia da Madeira

Desde a caça à conservação dos cetáceos, o Museu da Baleia da Madeira é um dos sítios que tens mesmo de conhecer.

Somos rodeados por mar e nele diversas espécies que nem imaginamos habitam. Para mudar isso, a NiM tem boas noticias para ti. Sabias que é possível ficares a conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura marinha? 

É simples. No Museu da Baleia da Madeira, no Caniçal, poderás conhecer um pouco mais sobre os cetáceos, bem como a forma como eram capturados nesta mesma freguesia com génese piscatória.

Atualmente, e desde a sua fundação a 26 de fevereiro de 1990 por parte da Câmara Municipal de Machico, este espaço pauta-se por três objetivos primordiais:

Fotografia: Museu da Baleia da Madeira

 

  • Preservar a memória da atividade baleeira no Arquipélago;
  • Desenvolver estudos da biologia e história natural do cachalote e dos cetáceos arrojados nas costas da Madeira;
  • Contribuir para a  conservação dos cetáceos nestas águas.

 

 

 

Sabemos que face à pandemia que o mundo atravessa, as visitas a espaços onde aglomeram dezenas de pessoas são desaconselhadas. Ainda assim, a NiM tem a solução perfeita sem teres de sair de casa.

O Museu da Baleia da Madeira oferece uma visita virtual gratuita a todos os que queiram conhecer um pouco mais sobre este espaço, bem como sobre as baleias. 

Para tal, basta acederes a https://www.visitasvirtuais.com/tours/MuseuBaleia/ e apreciares toda esta beleza.

No entanto, e quando for possível, não deixes de realizar uma visita presencial. Lá poderás observar exemplares de baleias em tamanho real, bem como diversas exposições fotografias permanentes.

O Museu dispõem ainda de salas de exposições temporárias, onde ao longo do ano são expostos trabalhos em que vida marinha assume o foco principal.

Tens crianças na família? Ora aqui está um ótimo programa para eles também. Além dos mais pequenos adorarem observar estas espécies, o Museu tem ainda um departamento de Serviços Educativos destinado a este público. Atividades lúdicas e educativas em torno da vida marinha não faltam! 

O Museu tem ainda um café com vista direta para a sua essência: o Mar

 

Convencemos-te? Assim que faças uma visita a este espaço, virtual ou presencial, tira uma fotografia e identifica a nossa página de Instagram (@neminmadeira).

Queremos saber se andas atento às maravilhas que a Madeira tem para nos oferecer!

 



Daniela Abreu

Técnica Superior de Comunicação e Media - Colaboradora da Blogazine - Blogue Pessoal: https://wordpress.com/view/danielaferreiraabreu.wordpress.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button