A conhecer

A Ilha Dourada e os seus segredos medicinais

Areias medicinais que mudam vidas.

Podia ser uma um areal banal de 9 km, de uma qualquer praia de Portugal, mas a praia do Porto Santo tem algo mais a acrescentar, a sua areia especial, constituído por carbonatada biogénica, sendo esta a característica diferenciadora de todas as outras areias.

A história desta areia remonta à cerca de 35 mil anos atrás, quando o Porto Santo tinha um clima tropical e quatro vezes o tamanho que tem hoje, possuindo na altura condições excecionais de temperatura, de luminosidade e alimento abundante que permitiu que se desenvolvesse esta areia peculiar.

As grandes concentrações de teor de cálcio, magnésio e estrôncio fazem com que esta possua todos os elementos bioessenciais importantes para os tratamentos de psamoterapia (terapia com areia), que visa o tratamento de patologias osteoarticulares, ou do foro reumático e dermatológico e nas dores crónicas (geralmente de pessoas com membros amputados).

Os testemunhos como estes são recorrentes: “É rara a pessoa aqui que não lhe conte uma história de alguém que tenha tido uma recuperação em Porto Santo, seja com as areias ou com as águas”, não sendo por acaso que o Cristiano Ronaldo quando jogava no Real Madrid, chegou a levar sacos de areia do Porto Santo para Madrid, com intuito de recuperar de uma lesão que possuía na altura.

Etapas do Tratamento

O primeiro passo, é colocar o paciente num banheiro, este sendo coberto por areia que irá aquecer gradualmente até aos 40 e os 43 graus. O ácido do suor que o paciente liberta proporciona a dissolução química parcial dos carbonatos, permitindo que o cálcio, o magnésio e o estrôncio penetrem na pele. Sendo esta a aplicação medicinal do processo.

O paciente é acompanhado durante todo o processo, para o manter hidratado e garantir que não sofre quebras de tensão. Terminado o banho, à medida que o suor vai secando, os iões vão sendo absorvidos pelo corpo e incorporados nos fluidos celulares e intercelulares e também na corrente sanguínea. Durante um tratamento o paciente perde cerca de 1kg/1,5kg

As areais medicinais do Porto Santo apenas resultam com eficácia em ambientes controlados, pois é necessário atingir certos níveis de temperatura.

A NiM recomenda o Hotel Vila Baleira para a prática desta atividade.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button