Madeira

Marcos Freitas: o madeirense campeão em ténis de mesa

Considerado por muitos como o melhor mesa-tenista português da história, Marco Freitas nasceu a 8 de abril de 1988 no Funchal e leva ao peito várias medalhas de ouro.

Fonte: Comité Olímpico de Portugal

Começou em 1994 por representar o Grupo Desportivo do Estreito e em 2003 transfere-se para o clube desportivo de São Roque. Já em 2006 viaja até à Alemanha para assinar com TTC Julich. A sua estadia no país central da Europa é duradoura, passando ainda pelo Borussia Dusseldorf e TTF Liebherr, um dos melhores clubes de ténis de mesa deste país. França também conheceu o atleta português, entre 2011 e 2017 representou o AS Pontoise Vergy TT. Nos dias de hoje defende a equipa russa Fakel Gazproma Orenburg. Atualmente, o atleta madeirense ocupa a 25ª posição na International Table Tennis Federation (ITTF) e 8º posição no ranking europeu.

O desportista de alta competição começou desde muito cedo na modalidade, sendo campeão da Europa na divisão de cadetes e juniores. Campeão do Pro Tour da ITTF por duas vezes nos sub-18 e por três vezes nos sub-21. Taça da Europa DHS 2014 e World Tour ITTF 2014 também têm o seu nome gravado.

Conta já com dois títulos europeus individuais tornando-o no único atleta português, nesta modalidade, a conseguir esta proeza.  De relembrar ainda o memorável Campeonato da Europa de equipas, em 2014, onde Portugal venceu a “imbatível” Alemanha, em território nacional.

Fonte: Comité Olímpico de Portugal 

Quando os Jogos Olímpicos é tema, Marcos Freitas já é cara habitual. O seu primeiro apuramento foi em 2008 com apenas 20 anos. Desde aí a sua participação tem sido assídua, nomeadamente em Londres 2012, e Rio 2016. Marcos Freitas, em entrevista a Carlos Marinho, caracteriza a medalha de ouro desta competição como “um sonho” e o seu grande objetivo.

Devido à atual conjuntura (COVID-19), a ITTF no seu mais recente comunicado, informa que o Campeonato Mundial de ténis de mesa 2020 foi adiado para os primeiros meses de 2021.

Descobre mais sobre o atleta no seu Instagram: @marcosfreitaspt.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button