A conhecerMadeira

Museu da Imprensa da Madeira

Situado no centro do Concelho de Câmara de Lobos, o Museu da Imprensa da Madeira reune a história do papel da comunicação social na Região.

Por ser um dos mais recentes museus abertos na Madeira, são muitos os que ainda o desconhecem. Para contrariar esta tendência, a NiM dá-te a conhecer um pouco sobre este espaço que retrata o património histórico, tipográfico, litográfico e cinematográfico da Imprensa e Comunicação na nossa ilha.

Fotografia: Turismo da Madeira

Patente no edifico da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, o Museu de imprensa da Madeira foi inaugurado em agosto de 2013 e, em articulação com o Museu Nacional da Imprensa, tem por grande missão:

  • “Mostrar, incentivar e recuperar o património da indústria gráfica da imprensa da RAM”;
  • Dinamizar e promover atividades de cariz cultural.

A NiM adianta-te ainda que, quando visitares este núcleo museológico, irás deparar-te com cerca de 40 máquinas do século XIX e XX, entre as quais uma de impressão manual, uma “intertype” e ainda uma máquina de impressão rotativa, importantíssima na história imprensa escrita na Madeira.

Fotografia: Madeirabest

E porque cada vez mais a comunicação, e a imprensa, assume um papel fundamental da nossa sociedade, o de informar, porque não ficares a conheceres como todo este “mundo” foi implementado na Região Autónoma da Madeira?

Estudas, ou estás a iniciar o teu percurso na área da comunicação?

Fica o desafio: Visita o Museu da Imprensa da Madeira!

 

 

Facebook: https://www.facebook.com/museuimprensamadeira/

Daniela Abreu

Técnica Superior de Comunicação e Media - Colaboradora da Blogazine - Blogue Pessoal: https://wordpress.com/view/danielaferreiraabreu.wordpress.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button