Madeira

Clube Naval do Funchal

O Clube Naval do Funchal (CNF) é uma associação desportiva e recreativa que promove a prática do desporto, sobretudo náutico. Fundado a 1 de maio de 1952, já conta com presença em competições internacionais e olímpicas.

Fonte: site oficial do CNF

Iniciou-se com sede provisória na Capitania do Porto do Funchal, mais tarde para um posto em são Lázaro constituído por um barracão e um pequeno cais sobre pontões de madeira, sendo que em julho de 1950,  através da realização da I Regata Oceânica Lisboa – Madeira, origina o clube. Já em junho de 1969, organizou o I Curso de Mergulho Amador com a participação de 40 pessoas. Entre outras iniciativas do Clube Naval do Funchal, surgem concursos de pesca, campeonatos internacionais de pesca à linha, caça submarina e mergulho. 

Fonte: Facebook CNF

Na sua estreia, o  Clube Naval do Funchal tem cerca de cinco mil sócios efectivos registados, dos quais cerca de dois mil e seiscentos permanecem efectivos. Se incluirmos a estes Sócios Familiares e desportistas, o clube ronda as dez mil pessoas, número invulgar, mesmo a nível nacional para um Clube com foco na prática de desporto náutico. Tendo presença em diversas modalidades, como é o caso da canoagem, judo, karaté, natação, surf, triatlo, vela, a natação é a mais abrangente, com classes desde os bebés até aos mais veteranos. O surf é uma secção recente no Clube Naval, existente desde 2011. O plano de formação excedeu as expetativas, onde o número de atletas foi suficientemente alto para deixar de ter capacidade de resposta. O surf foi iniciado em julho desse ano e já em setembro marcou presença em competições.

Fonte: Facebook CNF

Por outro lado, a modalidade de vela já existe desde 1950, foi de facto a primeira secção do clube e que originou o nascimento do Clube Naval do Funchal. Representa diversas classes, vela ligeira, vela cruzeiro e windsurf. Conta ainda com a vela adaptada direcionada para pessoas portadoras de deficiência. 

Fonte: Facebook CNF

Um dos grandes investimentos, desde 1999, é a vertente de inclusão social, onde foi formada uma equipa federada com presença em provas regionais e nacionais.De referir ainda que CNF, em 2012, organizou o Campeonato Nacional de Access onde 35 atletas com deficiência foram integrados. 

A MAV aproveita assim para felicitar o Clube Naval do Funchal pelos 68 anos de existência e ainda pelo admirável percurso durante toda a sua história! Acompanha o site e a página do facebook do clube.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button