A conhecerMadeira

Quinta do Furão: o conforto do campo

Foi de um terreno de produção vinícola que nasceu um dos melhores hotéis da costa norte madeirense. A Quinta do Furão é um recanto de tranquilidade no meio da natureza.

É em Santana, no número 6 da Estrada Quinta do Furão, que está localizado este magnífico lugar. No topo da falésia da Achada do Gramacho, com uma vista encantadora para o oceano atlântico e para as escarpas do nordeste da ilha, encontra-se o hotel e todo o seu vasto espaço envolvente, correspondente a 5 hectares, dos quais 3 são destinados a plantações de vinha, legumes e ervas.

A história da Quinta do Furão é intrínseca ao cultivo da vinha, visto que os seus antigos proprietários sempre estiveram ligados à produção de vinho. Quanto ao nome, esta herdou-o de um dos seus donos que tinha o apelido de Furão. Consta que tal indivíduo foi assim apelidado, pelos habitantes locais, dado que tinha olho para o negócio.

Esta propriedade viria a ser adquirida pela Madeira Wine Company, que na altura produzia uvas próprias para depois serem transformadas em vinho, contudo em 1992 esta companhia tomara uma decisão estratégica, que passara por deixar de produzir as uvas e começar a comprá-las a outros produtores, ficando apenas encarregue pelo processo de transformação do vinho. A empresa acabaria por vender o imóvel aos atuais proprietários da Quinta do Furão que, em 1993, decidiram construir o restaurante. Passados cinco anos, surgiu a ideia de investir na construção de um projeto hoteleiro de elevada qualidade, reconhecido hoje em dia pelo seu grande envolvimento com a natureza.

Com uma classificação de 4 estrelas, o hotel Quinta do Furão é composto por 45 quartos, dos quais 39 são duplos, 4 são suítes júnior e 2 são moradias, ideais para aqueles que procuram um serviço mais personalizado e intimista. Os clientes podem também usufruir de uma piscina interna / externa aquecida, sauna, banheira de hidromassagem, ginásio, sala de massagem e uma sala de lazer, onde podem ser servidos de uma bebida no bar Four Season, ler um livro, aceder a um computador com internet gratuita ou jogar um jogo de tabuleiro.

Para além de todas estas mordomias, os hóspedes ainda dispõem de uma receção aberta 24 horas, de uma adega onde podem degustar e comprar várias qualidades de vinho da Madeira e de um pub onde podem apreciar um bom aperitivo, como é o caso da tradicional poncha, ou disputar uma partida de bilhar ou de lançamento de dardos, se assim o desejarem.

Relativamente ao restaurante, este é constituído por um espaço interno (capacidade para 150 pessoas) e externo (70 pessoas) com uma vista bastante atrativa para o mar e para as montanhas. O seu interior é caraterizado por um aspeto rústico, evidenciado pelas grandes janelas e enormes lareiras que tornam o lugar bastante acolhedor, mantendo assim a identidade do meio onde está situado.

No que à gastronomia diz respeito, a Quinta do Furão identifica-se com uma ementa equilibrada entre a gastronomia típica madeirense e uma cozinha internacional, privilegiando sempre a utilização de produtos orgânicos e locais. Há menus para todos os gostos, desde as carnes, peixes e vegetarianos até aos menus infantis, fechando o apetite com as saborosas sobremesas. Os almoços são servidos entre as 12h00 e as 15h30, enquanto os jantares têm início às 18h00 e encerram às 21h30, hora em que são atendidos os últimos pedidos.

Em termos de experiências, o hotel recomenda uma série de programas, de maneira a que todos aqueles que visitem a nossa ilha fiquem a par do que é a Madeira e do que esta oferece, desde as suas levadas até aos lugares de visita obrigatória. No que toca a atividades exclusivas do hotel, existem quatro em destaque: visita botânica guiada, degustação de vinho, espetáculo de cozinha e lição “Poncha”.

Para concluir, é de ressalvar que a Quinta do Furão é muito procurada para banquetes, festas de casamentos e outro tipo de celebrações especiais, para as quais dispõe de menus apropriados que satisfazem as pretensões dos convidados. Vale a pena visitar o hotel no mês de setembro, aquando do Festival do Vinho (promovido pelo hotel), onde todos os fins-de-semana existem atividades culturais madeirenses, nomeadamente espetáculos de folclore, como é o caso dos típicos bailinhos, e principalmente um momento exclusivo: o pisar das uvas num lagar, do modo tradicional (com os pés descalços), onde qualquer pessoa pode participar.

A Quinta do Furão está a promover uma campanha de reabertura com desconto de 50% e ainda a oferta de uma noite na compra de 3 noites. Se lhe apetecer uma experiência mais curta, a NIM recomenda a campanha “The Brunch & Pool Experience” (em vigor entre 26 de junho até 30 de setembro), onde começa o dia com uma refeição completa e diversa, preparada pelo Chef Hugo Doria, seguindo-se uma jornada bem passada numa das duas piscinas. O cliente só precisa de trazer consigo a boa disposição, sendo que o resto fica ao cargo do hotel. Para usufruir desta promoção (10 euros por adulto e 5 por criança) é necessário fazer uma reserva obrigatória através do endereço eletrónico reservations@quintadofurao.com ou do contacto telefónico 291570100. 

Site:

https://www.quintadofurao.com/en-gb/homepage.aspx?AreaID=1

Facebook:

https://pt-pt.facebook.com/quintadofurao

Instagram:

https://www.instagram.com/quintadofurao/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button