A conhecerSocial

Bar do Henrique: um oásis no deserto

Comer e beber na praia? Este lugar proporciona a simbiose perfeita.

É num plano mais elevado sobre o magnífico areal do Porto Santo, na Praia do Ribeiro Cochino, no sítio do Campo de Baixo, que fica o emblemático “Bar do Henrique”. Este espaço conta histórias de outros tempos, com uma agradável vista para o mar e com petiscos fantásticos para acompanhar.

Fotografia: Facebook do Bar do Henrique

Numa pequena conversa com o subgerente Miguel, a NIM foi à procura da origem e evolução deste espaço. Inicialmente este estabelecimento servia como “casa da lancha” (barraca de arrumação para utensílios de pesca), mas entretanto começou  a dar lugar a pequenas patuscadas. O já falecido Senhor Henrique era nadador salvador e nos seus tempos livres pescava camarão e algum peixe, que acabava por cozinhar, no espaço onde hoje se encontra o bar, e convidar os turistas para saborearem estas iguarias, acompanhadas de cervejas refrescadas dentro de latas com água do mar e areia, como forma de agradecimento pelas gorjetas e prendas que estes lhe ofereciam.

É já na década de 80 que o estabelecimento ganha outros contornos. Aquilo que ao princípio não passava de pequenos convívios foi ganhando fama e muito admiradores, o que levou a que amigos e turistas incentivassem o senhor Henrique, ao qual reconheciam grande talento para a cozinha, a abrir ali um negócio de restauração. É assim que surge a Taberna do Camarão.

Com o passar dos anos e com o cansaço acumulado, o senhor Henrique decidiu passar o testemunho para o filho, Pedro Rodrigues, que já vinha ajudando o pai ao longo dos tempos. Pedro passou então a gerir o negócio com a ajuda do irmão. É com os filhos no “comando” que este espaço ganha um novo nome, em forma de homenagem ao pai: “Bar do Henrique“.

Este lugar oferece boa comida e boa bebida, convidando todos os banhistas a se refrescarem um pouco do intenso calor que se faz sentir na ilha dourada, ao servirem-se de uma cerveja Coral ou de uma aromática Brisa e a enganarem a fome com as deliciosas doses.

Sandes de lulas no bolo do caco

Os fãs de marisco não podem deixar de provar as lapas grelhadas, temperadas com alho e regadas com sumo de limão espremido, os camarões salteados, as lulinhas, que podem ser servidas em bolo do caco ou o polvo. O peixe do dia, grelhado no ponto, também é uma das sugestões e produtos mais procurados. Para quem não é muito apreciador de marisco, pode optar pelo típico prego no bolo do caco com manteiga de alho, que não deixa ninguém indiferente. Há ainda refeições mais ligeiras como saladas e a sopa de tomate com ovo. A carta de vinhos apresenta uma vasta variedade incluindo o tradicional vinho da Madeira, que poderá ser apreciado com uma paisagem idílica.

À exceção do período anormal que nos encontramos, devido ao estado de calamidade causado pela pandemia Covid-19, o Bar do Henrique é muito concorrido durante o verão, principalmente pelo público mais jovem, graças às várias festas e sunsets que organiza, com djs a conduzirem a diversão pela noite dentro, convidando todos a um pezinho de dança na aprazível areia deste pequeno paraíso.

Fotografia: Facebook do Bar do Henrique

Ficaste tentado a conhecer este recanto paradisíaco? O Bar do Henrique encontra-se em funcionamento entre as 10h00 e as 00h00, de segunda a sexta-feira.

 

Redes Sociais:

https://www.instagram.com/bardohenrique/

https://www.facebook.com/BardoHenriquePortoSanto/

 .

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button