A conhecerEventosLazerMadeiraSocial

Gostavas de visitar as Desertas? Esta é a oportunidade de descobrires um paraíso escondido!

Marca já o dia 20 de agosto na tua agenda! O catamarã sai da baía de Machico numa viagem rumo às Ilhas Desertas.

Já é tradição da Junta de Freguesia de Machico organizar viagens de catamarã, durante os meses de verão, e este ano não tem sido diferente.

Durante o mês de julho já se realizaram duas viagens às ilhas Desertas, a primeira no dia 9 e a última na passada quinta-feira (23 de julho). As viagens têm esgotado, à imagem dos anos transatos, sendo que este ano o fator pandemia Covid-19 fez com que houvesse uma redução da capacidade da embarcação, de maneira a garantir a distância social e todas a recomendações feitas pela Direção Geral de Saúde, o que tem levado a que os bilhetes desapareçam num ápice.

A duração do trajeto entre o cais de Machico e a Deserta Grande, onde o catamarã atraca, é de cerca de 3 horas. Lá irás desfrutar de uma água transparente, pura e com muita biodiversidade marinha. Com sorte poderás observar várias espécies protegidas, como golfinhos, lobos marinhos, tartarugas e vários peixes pertencentes à fauna marinha das ilhas Desertas. Para além da fauna marinha, a terrestre também é muito rica, com destaque para as aves marinhas, nas quais se evidenciam a “Freira-do- bugio”, a “alma-negra” e a “cagarra”. Para além dos animais voadores existe ainda a famosa “tarântula-das-desertas”, que se encontra apenas no Vale da Castanheira, situado no extremo norte do topo da Deserta Grande. Para além destas, existem muitas outras espécies, da fauna e flora, endémicas das Desertas e de toda a área biogeográfica da Macaronésia. A Deserta Grande está  equipada com a Casa dos Vigilantes e ainda guarda ruínas de edifícios, que serviam de vigia, durante a 2.ª Guerra Mundial, e que posteriormente foram utilizados por caçadores de baleia, para o avistamento destes animais.

A NiM contactou o presidente da Junta de Freguesia de Machico, Alberto Olim, que informou da realização de mais uma viagem às Desertas, que acontecerá no dia 20 de agosto. O autarca esclareceu ainda que a viagem não é exclusiva a munícipes machiquenses, mas sim a toda a população que tenha interesse em concretizar esta viagem. O custo do passeio será de 25 euros por pessoa, à exceção das crianças até aos cinco anos de idade, que se encontram isentas de pagamento. A partida tem hora marcada para as 9h30 e a chegada está agendada para as 18h00.

Alberto Olim aproveitou também para divulgar outra viagem que será organizada pela Junta de Machico, desta feita até ao Paul do Mar. Esta viagem, denominada de “Rota das Fajãs”, acontece já no dia 13 de agosto, e será nos mesmo moldes do que a viagem às Desertas.

Vais perder a oportunidade de descobrir este paraíso escondido? Fica atento ao site e às redes sociais da Junta de Freguesia de Machico, que em breve colocará os bilhetes à venda. Para mais esclarecimentos e compra de bilhetes, poderás te dirigir à secretaria da Junta de Machico ( Travessa do Mercado, N.º 13, 9200-097, Machico) ou contactar através do telefone (291965648) ou do correio eletrónico (secretaria@jf-machico.pt).

As inscrições são limitadas à capacidade do catamarã!

Imagem: Site da Junta de Freguesia de Machico

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button