A conhecer

Descobre a Levada do Alecrim

Esta levada localiza-se no Rabaçal e tem a extensão de 3.5 Km.

Para quem não sabe, as levadas foram criadas há muitos anos atrás como um meio de poder levar água desde as fontes naturais do norte/centro da ilha, até às fazendas e à população em geral no sul. As levadas na Ilha da Madeira ganharam um grande destaque a nível turístico, pois estas proporcionam uma experiência única de estar em contacto com a natureza no seu estado mais puro. Percorrer as levadas da nossa ilha, é uma maneira de fugir da vida urbana e desfrutar de um dia diferente.

Imagem – Câmara Municipal da Calheta

Se queres começar a conhecer melhor a nossa ilha fazendo levadas, esta é a levada certa para ti. A Levada do Alecrim encontra-se no Concelho da Calheta e situa-se mais precisamente à direita na descida para a casa do Rabaçal. A levada está bem sinalizada por isso será fácil encontrares o caminho.

Imagem – @laupazch

A Levada do Alecrim é linda e é muito fácil de se fazer. Tem um terreno regular e a única subida/descida são umas escadas maravilhosas acompanhadas da água que a levada trás.

Imagem – @jackson.groves

É um caminho de 3.5 Km, perfazendo no total 7 Km ida e volta. É considerada uma levada segura visto não ter abismos, pois andamos a maior parte do tempo a meio da vegetação, nomeadamente Urze, Uveira da Serra e alguma Carqueja. Num passo apressado consegues fazer a levada em 2 horas ida e volta, contudo é impossível não parar e apreciar cada cantinho deste caminho. No fim da caminhada podes encontrar uma cascata de água bem gelada, e os mais corajosos podem se atrever a mergulhar nela.

Imagem – Joana Silva

A NiM recomenda vivamente a Levada do Alecrim!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button