
Após ter sido apresentada uma candidatura, pelo Município do Porto Santo, para que a Ilha fosse considerada Reserva da Biosfera da UNESCO, soube-se esta quarta-feira, dia 28 de outubro, o resultado.
Este é um “prémio” internacional que vem assim reconhecer o potencial do território, bem como a qualidade das suas areias, únicas no mundo por serem constituídas por pequenas partículas de fósseis de animais marinhos.
O reconhecimento tem também em conta a própria identidade física e geológica daquela que é tida por muitos como a “ilha do sol”.
De referir que a candidatura foi submetida em setembro de 2019 e agora aprovada pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa “O Homem e a Biosfera – MAB” da UNESCO.
Para que um território seja uma “Reserva da Biosfera” a UNESCO afirma que devem “ser laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização”.
A NiM deseja assim a todos os porto-santenses os parabéns por este merecido reconhecimento!