A conhecerMadeira

Engenhos do Norte – Porto da Cruz

Vem conhecer a história do único engenho a vapor, em atividade no “velho continente”.

O Engenho do Porto da Cruz situa-se na vertente Norte da Ilha da Madeira, na vila do Porto da Cruz. Construído no início do século XX, onde hoje ainda se usa as máquinas dessa época, é o único engenho na Europa a usar a energia a vapor.

A nossa ilha, entre o século XV e XVI, era a mais famosa produtora de cana de açúcar no mundo, em tempos onde esta planta era chamada de “ouro branco”. Desta é possível extrair mel e o famoso rum. De entre os produtos premiados, há que destacar as seguintes marcas Rum Agrícola da Madeira: “BRANCA”, “970 Reserva de 6 anos”, “980” e “NORTH”.

Fonte: Engenho Porto da Cruz

O edifício marca presença pela sua forma retangular. Olhando para o Norte observa-se uma alta chaminé, com 26 metros de altura, de forma cilíndrica construída em tijolo vermelho. No interior da fábrica encontra-se toda a maquinaria, que remonta à Revolução Industrial. A fachada Sul apresenta três faixas de cor: ocre (laranja), branco e vermelho.

Fonte: Engenho Porto da Cruz

Passa pelo Facebook e pelo site oficial do engenho, para descobrires mais, e quem sabe se não será a tua próxima visita, a este que é um dos pontos culturais mais emblemáticos da ilha da Madeira.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button