
A Ponta de São Lourenço é um monumento natural, sendo ela a península mais a Este da magnífica Ilha da Madeira. Esta denominação provém do nome da caravela de João Gonçalves Zarco, um dos três descobridores, e reza a lenda que durante a descoberta da ilha, ao contornar a ponta um dos marinheiros da expedição terá exclamado “Ó São Lourenço, chega”.
Para além de termos a oportunidade de subir ao ponto mais alto da península e ter uma vista panorâmica de toda a envolvência litoral, é possível desfrutar de momentos de puro prazer, seja na caminhada, na paisagem abrangente nos miradouros, onde é possível ver no horizonte a Ilha do Porto Santo ou até mesmo refrescar-nos ao dar um mergulho nas águas límpidas do Cais do Sardinha e com sorte encontrar a foca mais rara do mundo: o lobo marinho.
É um dos poucos sítios onde conseguimos estar em contacto tanto com o norte como com o sul da ilha. As características biofísicas únicas da Ponta de São Lourenço fizeram com que ganhasse o título de “jardim à beira mar plantado” pois, permitiram o crescimento de espécies de plantas endémicas e raras, representando uma faceta completamente diferente de todo o resto da ilha.
Deixo aqui o link de um vídeo do youtuber madeirense Luís Diniz, que através da sua lente conseguiu captar na perfeição a verdadeira beleza da natureza na caminhada da Ponta de São Lourenço.
https://www.youtube.com/watch?v=71SPMjajS5c