A conhecer

Pico Ruivo:

o Pico mais alto da Madeira

O Pico Ruivo é o maior da ilha da Madeira, com cerca de 1862 metros, podendo ter uma vista incrível em toda a volta da região central.

Para lá chegar é necessário realizar o percurso a pé que se inicia na Achada do Teixeira, em Santana, até ao Pico Ruivo. Este percurso tem cerca de 2,8 km e está inserido na Rede Natura 2000, podendo observar algumas das espécies endógenas da ilha, como as urzes.

Ao longo do percurso deparam-nos com as encostas do Faial e Santana bem como pelo Pico da Torre e Pico do Arieiro.

Após algum tempo a caminhar, encontramos a Casa de Abrigo do Pico Ruivo, onde podem pernoitar ou simplesmente tomar um café. Este lugar é ótimo para os amantes de observar as estrelas bem como os que gostam de ver o nascer e pôr do sol !

Ao subir, tem várias direções, entre elas Pico Ruivo, Pico do Arieiro e Encumeada. Ao seguirem pelo Pico Ruivo vão chegar ao mirador com uma vista simplesmente de outro mundo!

O mirador divide-se em duas partes: no lado direito encontram as serras de Santana e a Achada do Marques e no seu interior o Caldeirão Verde e Caldeirão do Inferno. É possível também ver um pouco da Ribeira Brava. No lado esquerdo observam a Penha d Águia, Serra das Funduras e Ponta de São Lourenço.

Este local é visitado por imensos turistas e madeirenses que têm o desejo de conhecer e descobrir um pouco mais do “interior” da ilha. É ainda um ponto de passagem para os atletas que realizam o MIUT.

Ficas-te com curiosidade em visitar?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button