A conhecer

Moby Dick: o universo marinho na tua mão

A MAV foi conhecer o único lugar que produz souvenirs com osso de baleia, na Madeira

Em que ano avançaram com a ideia? Qual é a origem do nome?

O nome original é Moby Dick, um projeto iniciado pelo meu pai em 1997, quando criou uma loja, como espécie de “feira de garagem”. Mais tarde, a Câmara cedeu-nos um espaço na vila do Caniçal, em 2004.
Moby Dick vem de um filme que gravaram na Madeira, sobre a caça à baleia, o meu pai achou que se enquadrava na época e assim foi.

O que motivou a sua criação?

O meu pai tinha cerca de 13/14 anos e tinha um grande gosto em fazer barcos em barro para os amigos e para ele próprio. Na altura da caça da baleia, ele reparou que ninguém usava os ossos das baleias para nada, então decidiu guardar alguns dentes, que hoje em dia são raríssimos, outros ossos e começou a trabalhar com eles. Atualmente ainda é possível encontrar, na antiga fábrica da baleia, alguns ossos que ficaram soterrados na areia ou que aparecem de vez em quando, mas também a partir das pessoas mais velhas, que guardaram ossos para fazer ferramentas do quotidiano. Nós tentamos sempre chegar a um acordo, para que nunca nos falte a matéria prima.

O que a diferencia dos outras lojas?

O que nos diferencia das outras lojas é o nosso material, que é único aqui na ilha (osso da baleia) Também começamos por optar por troncos, encontrados na praia, e calhaus da nossa ilha, que são posteriormente trabalhados por nós.

Qual é o best seller?

Os nossos best seller, sem dúvida são os colares, chaveiros, ímanes e as esculturas. O facto de não serem muito grandes facilita o transporte ao nosso público estrangeiro, levando na mesma muito amor e um bocadinho de nós por todo o mundo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button