Eventos

Festa da Flor 2022: Madeira a Florescer

Um dos eventos mais aguardados está de regresso

Com o decorrer da Primavera e o florescer , a ilha da Madeira iniciou uma homenagem às mesmas criando assim um evento cultural que tem vindo a ganhar mais e mais importância ao longo dos anos, destacando-se então através da realização de tapetes florais, atuações de grupos folclóricos como também de concertos e de cortejos alegóricos.

Este ano o evento começa a 5 de Maio e vai até ao dia 29 de Maio, tendo inúmeras atrações distribuídas ao londo dos dias.

Para dar início às celebrações, no dia 5 de Maio realizar-se-á o Mercado das Flores e Sabores Regionais onde poderão encontrar diversas flores e iguarias. Irá estar situado na Placa Central.

Também nesse mesmo dia, inicia-se a Exposição da Flor,isto é, realizam uma exposição com diversas flores todas produzidas na ilha, ao qual são avaliadas nas suas diversas categorias e as melhores ganham um prémio. Este espaço está aberto até ao dia 22 de Maio.

A 7 de Maio irá se realizar o Muro da Esperança, que desde 1979 tem vindo a ser realizado numa homenagem à paz. É neste muro que as crianças tracionalmemte colocam uma flor.

No dia 8 de Maio, realizar-se-á o Cortejo Alegórico nas ruas da baixa do Funchal onde diversas trupes vestem-se a rigor  e os carros são decorados com imensas flores dando uma atmosfera harmoniosa e cheia de cor e cheiro.

Nos dias  6 e 7 de Maio irá se realizar no Palheiro Golf, o Torneio Palheiro Gardens Golf Classic. É uma das grandes atrações pois tende a concentrar inúmeras pessoas bem como dar a conhecer os famosos jardins e o vinho Madeira.

No dia 13 de Maio, várias instituições de solidariedade social reúnem – se na baixa da cidade para realizar a Cerimónia do Muro da Solidariedade.

Nos dias 14,21 e 22 de Maio, os grupos que participaram no Cortejo, podem exibir mais uma vez os seus trajes e danças na Praça Cr7 e no Heliporto. Para quem quiser assistir só tem que se deslocar ao Posto de Turismo da Avenida Arriaga que serão fornecidos os bilhetes, sendo estes gratuitos.

Já nos dias 19 a 22 de Maio, as ruas da cidade irão se encher de grandes variedades de sons em 4 pontos diferentes, de modo a diversificar as festividades.

A 21 e 22 de Maio ocorrerá o Madeira Flower Collection, conhecido como um dos desfiles de moda mais emblemáticos regionais pois promove a diversidade das flores bem como a criatividade de inúmeros criadores.

De 26 a 29 de Maio, realizar-se-ão algumas esculturas florais que estarão em exposição em algumas ruas do Funchal dando a conhecer as flores bem como os elementos de tradição e cultura da ilha.

Por fim, a 28 e 29 de Maio, irá decorrer na Praça do Povo o Madeira Classic Car Revival. É um evento realizado pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, com o objetivo de premiar os veículos mais elegantes, dando a conhecer a riqueza histórica.

Um pouco por toda a cidade do Funchal irão estar alguns tapetes e decorações florais, realizados por algumas pessoas e marcas, tendo a sua origem em eventos religiosos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to top button