EventosLazerMadeira

Festas de Natal e Fim de Ano 2022

Fica a conhecer o cartaz previsto para aquela que é a Festa dos Madeirenses

Dezembro acabou de chegar e já se começa a sentir a magia que, todos os anos, invade a nossa ilha pela altura do Natal.

Desde os espetáculos luminosos e musicais, aos mercados de Natal e ao icónico espetáculo de fogo de artifíco, a animação é uma caraterística que está sempre presente.

Este ano, as festas têm início a 01 de dezembro e só terminam no dia 08 de janeiro, por isso não percas a oportunidade de passar algum tempo de qualidade com a tua família e amigos.

Ao longo deste artigo, mostramos-te o que este mês tem reservado para ti:

Luzes e decorações:

Tal como todos os anos, as iluminações e decorações natalícias não podem faltar.

Um pouco por toda a ilha, podes apreciar a beleza dos presépios, dos mercadinhos de natal e, como é óbvio, das iluminações, entre os dias 01 de dezembro e 08 de janeiro.

No Funchal, cerca de 1,6 milhões de luzes vão dar brilho e cor às ruas da cidade. A Praça do Povo será iluminada pela icónica árvore gigante de 30m (que este ano vai funcionar como “photoboot”) e o cais será coberto por um túnel animado eletronicamente.

Além disso, também vais poder encontrar tecnologias sensoriais (que reagem à passagem ou presença de pessoas), de video mapping e realidade aumentada, espalhadas por diversos pontos.

A luzes serão ligadas às 18:00h e vão ser apagadas pela 01:00h de forma a economizar energia, no entanto, existem algumas exceções: nos dias 25 e 30, ficam acesas até às 04:00h, e nos dias 23, 24 e 31, até às 06:00h.

Atuações diversas:

Natal na Madeira não é Natal sem os seus típicos cantares tradicionais, pelo que concertos, bailados, romarias, bandas filarmónicas e grupos de folclore irão certamente marcar presença um pouco por toda a ilha.

No Funchal, estas atuações ocorrem ao longo de todo o dia, especialmente na placa central da Avenida Arriaga que é, sem dúvida, um dos palcos do Natal Madeirense.

Mercados de Natal:

A Avenida Arriaga é, também, muito conhecida pelo seu Mercadinho de Natal, no qual são vendidos todo o tipo de produtos. Este é composto por várias casinhas decoradas a rigor, lotadas de plantas, frutas e comes e bebes típicos. Ultimamente, muitos concelhos têm vindo a apostar neste tipo de iniciativas, pelo que também mercem uma visita. Tem sido cada vez mais frequente a organização de “noites do mercado”, geralmente antes de dia 23 de dezembro, visto que este dia está reservado para a grande “Noite do Mercado” realizada no Mercado dos Lavradores, no Funchal.

Ainda na Avenida Arriga, encontra-se instalada, no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica – um espaço que representa, ao vivo, várias tradições tais como artesanato, gastronomia, folclore e presépios, com objetivo à promoção da nossa cultura.

Missas do Parto:

As Missas do Parto são uma das maiores tradições do Natal madeirense e consistem em 9 missas que anunciam o nascimento de Jesus, celebradas no período de nove dias antes da Missa do Galo (a 24 de dezembro).

Estas missas são uma tradição realizada em toda a Ilha e que acontece todos os dias de 15 a 23 de dezembro, geralmente por volta das 6:00h da manhã (pode variar consoante a zona). Apesar de ser uma atividade de cariz mais religioso, é algo que junta muita gente, visto que estimula o sentimento de união e partilha, num ambiente muito familiar e animado.

Parques de Diversões e Circo de Natal:

O Luna Park tem estado presente nas festividades de Natal e Ano Novo de forma assídua e este ano não é exceção!

A partir de 30 de novembro e até dia 08 de janeiro, aproveita para passar pelo Cais 8, junto à Praça do Povo (no Funchal) e diverte-te nas várias atrações que terás à disposição. Este ano, o parque conta com duas novas atrações – o Maxidance e a Tômbola Xangai Club e está aberto todos os dias, das 15:00h à 01:00h.

Se passares pelo Cais 8, não te esqueças de fazer uma visita ao Circo Mundial que estará em funcionamento desde dia 07 de dezmbro até 08 de janeiro. Nos dias da semana as sessões serão realizadas pelas 21:00h, enquanto que, aos fins de semana e feriados haverão sessões às 15:00h, às 18:00h e às 21:00h.

O Mega Luna Park, habitualmente instalado debaixo do Aeroporto, vais estar localizado na Praia Formosa, entre os dias 07 de dezembro e 15 de janeiro. No entanto, devido a questões burocráticas, não haverá Circo de Natal neste espaço.

Passagem de Ano:

Na Madeira, a passagem de ano é feita de olhos postos no céu.

O dia 31 de dezembro é caraterizado pela sua exuberância e diversão, pelo que ao longo de todo o dia, são vários os espetáculos que vêm antecipar a noite mais glamourosa do ano e alegrar madeirenses e visitantes.

Este ano, espera-se que cerca de 12 navios de cruzeiro atraquem ao longo da baía do Funchal e que, com o cair da noite, se iluminem para fazer parte de um grande espetáculo de luz e de cor.

Com o passar do tempo, as ruas, hotéis e restaurantes enchem-se com milhares de pessoas, vestidas a rigor – as mulheres com vestidos de gala e os homens com smokings ou fatos escuros – que esperam ansiosamente a meia noite.

O soar das 12 badaladas traz consigo cerca de 8 minutos de fogos de artifício, lançados a partir de 59 postos de queima e vem proporcionar momentos mágicos à cidade, que podem ser vistos da terra ou do mar. Simultaneamente, os cruzeiros buzinam em uníssono e os sinos das igrejas tocam, fazendo-se acompanhar pelas palmas, sorrisos, brindes e desejos de quem nos visita.

Este espetáculo é considerado um dos mais bonitos do mundo e, em 2006, foi premiado pelo Livro de Recordes do Guiness como o “maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo”.

Para muitos, a festa não pára por aqui e resto da noite é festejado nos hotéis, discotecas e bares espalhados pela cidade.

Como podes ver, animação não falta e de certeza que esta será uma experiência que não vais querer perder!

Ainda assim, se és adepto de um ambiente mais calmo, o Porto Santo também é uma ótima escolha, com dois postos de queima de fogos.

Agora que ficaste a conhecer este maravilhoso cartaz, não te esqueças de reservar algum tempo para poderes usufriur da magia do nosso Natal e viver momentos inesquecíveis!

Fonte
Visit MadeiraDNotícias

Sara Pestana

Licenciada em Publicidade e Marketing || Estudante de Mestrado em Data-Driven Marketing com especialização em Marketing Intelligence

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button