Entra no espírito do Carnaval
De 15 a 26 de fevereiro de 2023

O Carnaval é um dos principais eventos que marcam o calendário de festividades da Madeira e que traz, todos os anos, muitos turistas à região.
Este ano, vais poder contar com uma semana e meia de animação, desde o icónico Cortejo Alegórico, ao Cortejo Trapalhão e a outras pequenas celebrações realizadas um pouco por toda a ilha.
Com o tema “Madeira Alegria e Folia”, com certeza não irão faltar a música e a animação, acompanhadas de muita cor e muitos sorrisos.
Carnaval das Crianças
Carnaval não é carnaval sem a alergria contagiante e a imaginação das crianças, pelo que não poderia faltar um destaque especial para o público infantil.
Na sexta feira, 17 de fevereiro, pelas 10:30h, cerca de 1.000 crianças de várias escolas do Funchal saem à rua para exibir os seus disfarces.
Este desfile terá lugar na Placa Central da Avenida Arriaga e promete derreter os corações daqueles que por lá passarem.
Carnaval Solidário – Ainda no mesmo dia, às 14:30h vários membros de associações da Região desfilam desde a Avenida Arriaga até ao Jardim Municipal, onde será realizado um pequeno espetáculo.
Cortejo Alegórico
Sábado à noite, dia 18 de fevereiro, será o dia reservado para o ponto alto do Carnaval. O internacionalmente conhecido Cortejo Alegórico da Madeira carateriza-se por ser um desfile extravagante, marcado por influencias brasileiras, no qual centenas de foliões exibem os seus fatos exuberantes e diversos carros alegóricos.
Pelas 20:00h, a Avenida do Mar transformar-se-á num autêntico sambódromo e será o palco deste espetáculo, dando as boas vindas aos cerca de 1.500 foliões que, ao longo do ano, prepararam as suas coreografias. Acompanhados pela boa disposição, muitos brilhos e pelos ritmos do samba, os foliões prometem espalhar alegria pela cidade do Funchal.
O cortejo terá início na Rotunda Harvey Foster e percorrerá a Avendia do mar, até à Praça da Autonomia.
Cortejo Trapalhão
Como manda a tradição, a tarde da terça-feira de carnaval (dia 21) é sinónimo de sátira e de criatividade sem limites. Este desfile, irá decorrer pelas 16:00h e, à semelhança do Cortejo Alegórico, tem início na Rotunda Harvey Foster, terminando na Praça da Autonomia.
O Carnaval Trapalhão é um desfile de caráter mais popular e que teve origem na primeira metade do século XX. Desde então, milhares de pessoas têm vindo a aderir, com o objetivo de satirizar figuras públicas, aspetos políticos e relembrar tradições ou, simplesmente, de se disfarçarem livremente. A participação é aberta a qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, em diferentes categorias:
- Classe de Adultos;
- Classe de Crianças;
- Classe de Melhor Trapalhão;
- Classe de Rei Trapalhão e Travesti.
Os melhores disfarces de categoria serão premiados com prémios monetários que podem ser consultados aqui.
Se preferes menos confusão, podes sempre aproveitar para visitar a Placa Central da Avenida Arriaga nos restantes dias. Nesta zona, estão instaladas várias casinhas de Carnaval, onde te vais poder deliciar com gastronomia típica da nossa Região e assistir a algumas atuações.
Não te esqueças que, um pouco por toda a ilha, também existem desfiles mais pequenos e festas temáticas que podes ir espreitar!